sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Preparação Para 2013!

Imagem retirada de http://www.freedigitalphotos.net/images/agree-terms.php?id=10093825
O ano de 2012 vai se despedindo e 2013 já está a chegar.Para muitos hora de fazer um balanço anual de como foi que correu tudo nas diversas áreas da sua vida. 
Tem alguma área na sua vida que está mais capenga?(como chamamos  no Brasil algo meio defeituoso). É importante que façamos uma análise global das diversas áreas de nossa vida, preferencialmente ao longo do ano para tomar as rédeas da situação. Muitas vezes vemos que algo não vai bem em certo setor da nossa vida, mas entramos facilmente no conhecido "piloto automático" e nos acomodamos. Usando uma comparação bem simples, sabe aquele quarto, armário ou gaveta que vemos que está cheio de tralha, que cada dia fica mais cheio, que precisamos arrumar, mas que fingimos que não vemos? Assim ocorre com quase todos nós. Estamos aborrecidos, chateados com esta "bagunça" mas nos falta a coragem para iniciar a mudança. Isto ocorre com vocês? Comigo aconteceu imensas vezes, encontrar um "jeitinho" nesta posição desconfortável e me manter no espaço seguro e conhecido e detalhe, continuar a reclamar que está tudo mal. Em resumo apenas se reclama e objetivamente nada é feito.Chega um momento em que a gente se conscientiza que precisa mudar e passa a ser o "responsável pela sua vida, pelas suas escolhas e parte pra AÇÃO" com consciência. 
Toda mudança gera medo, muitas vezes nos paralizamos por este medo e nos mantemos no lugar "seguro" e "ruim" e sequer damos a oportunidade de experimentar o novo.
Podemos fazer nossa mudança paulatinamente, de forma mais tranquila, diria que seria mudar pelo amor, como quase ninguém o faz, a vida se encarrega de trazer algo externo que abalará nossas estruturas, mudaremos pela dor. 
A escolha é sua de como quer fazer essa mudança verdadeira e profunda em sua vida. Se prefere chorar pelos problemas ao invés de agir, saiba que está a fazer sua escolha. Pense bem, você tem outras opções. Quantas vezes ficamos tão focados no problema que sequer vislumbramos soluções que estão na nossa cara. Diante de um desafio, pense que poderá encontrar estratégias para solucionar a questão.
Então agora que você tem a oportunidade de possivelmente parar por uns dias, por estar de férias, por ter o fim de semana prolongado, reflita com você mesmo:
 O que você quer mudar na sua vida em 2013? 
 O que você pode começar a mudar hoje, ainda em 2012?
 Muitas vezes temos objetivos mirabolantes, gigantescos, que não ultrapassam o dia 2 de janeiro... e voltamos a repetir aquilo que nos é ruim e desconfortável mas bem nosso conhecido. 
Pense no que quer para sua vida nos diversos aspectos do que é importante para você. Muitas vezes não sabemos o que queremos e estamos vivendo uma vida que não é nossa. Você diz, preciso emagrecer 5 quilos, porque alguém disse que você estava gorda e não porque você sinta que realmente precisa. O que vai acontecer? Irá iniciar uma dieta e no segundo dia(ou antes), cairá de boca numa fatia de bolo de chocolate. Qual a sua motivação para emagrecer?Nenhuma, só que a pessoa diz e repete para si e para o mundo, "tenho que"(uma palavra de pressão)emagrecer, mas não identifica o porque. E assim vai nas diferentes áreas da sua vida. Tomar consciência será o primeiro passo para consolidar o que se quer, para onde se vai e daí escrever ou não os seus objetivos para 2013, pois o mais importante não será fazer uma lista infindável de quereres, mas sim de agir.
 Não estou dizendo com isso que não devemos escrever os nossos objetivos e  metas, mas sim que antes de mais nos conscientizemos do que queremos verdadeiramente.
Volto a falar sobre o tema, afinal o ano não terminou.

2 comentários:

Unknown disse...

Eis o mote para uma profícua reflexão:

"O que você quer mudar na sua vida em 2013? "
"O que você pode começar a mudar hoje, ainda em 2012?"

Uma boa achega ao terminar o ano e como preparação do Ano Novo. Aguardo o próximo post !

Elis Dias disse...

Querida Carolina, OBRIGADA mais uma vez pelo carinho. Vamos ao novo ano com muita paz. O novo post já está quase. Beijinhos.