quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dia Internacional do Voluntariado

Foi comemorado ontem dia 05 de dezembro o  Dia Internacional do Voluntariado. 
É com muita alegria que vemos aumentar ano a ano o número de voluntários em causas sociais. Aqui em Portugal não é diferente. Temos mais de um milhão de voluntários em mais setecentos mil projetos. 
Quando nos decidimos por integrar um trabalho voluntário, precisamos  ter em mente  que assumimos um compromisso com a causa a qual estamos a nos dedicar. É mesmo um trabalho onde não há remuneração e sim doação. Doação do seu tempo, de prestar apoio emocional, de ajudar em pequeninas e singelas tarefas, mas muito necessárias. 
Nos momentos de crise em catástrofes, as pessoas se solidarizam mais. Vejo aqui no Porto pessoas que não estão ligadas a uma causa religiosa, mas se solidarizam por verem que é um ato de cidadania auxiliar, colaborar desinteressadamente com os que necessitam.
Muitas vezes as pessoas acham que para fazer voluntariado precisam passar obrigatoriamente uma temporada  em África, no Brasil, na Índia, no Haiti entre outros países e continentes com carências extremas.O que não é verdade, pois se observarmos bem, aqui mesmo em Portugal, do lado da nossa casa há imensas instituições em busca de voluntários, pois as demandas são muito grandes. Algumas das necessidades por exemplo: Trabalho com idosos em Lares de Terceira Idade, trabalhar com família e crianças em situação de risco, visitas a idosos que vivem sozinhos nas aldeias, confecção de cabazes(cestas básicas para quem é brasileiro), aulas diversas(informática para terceira idade, artesanato, etc) explicações para alunos com dificuldades na escola, animação cultural para idosos, trabalhar com reclusos nas cadeias, auxílio em hospitais pois há imensos doentes em hospitais que estão sozinhos e precisam de afeto, de uma palavra amiga.Uma palavra, uma escuta aos sem abrigo(moradores de rua) e tantas e tantas causas que podemos nos doar, abraçar e ser envolvido.
Em que você gostaria de ser útil na sua vida? Que causa gostaria de se envolver? Dê o primeiro passo, vá atrás, pergunte, pesquise, visite, se inscreva, não espere por um momento ideal, este momento não existe.
Se queremos um mundo melhor, vamos tornar esse mundo melhor, não espere que o governo,   a sociedade(que somos nós) faça algo, nós enquanto seres conscientes de nosso papel no mundo é que podemos fazer. Quantas vezes dizemos mas "ninguém faz nada sobre tal situação"... Quem é o sujeito dessa frase? Alguém? Quem é esse alguém?Será que nos damos conta que estamos apenas jogando a responsabilidade e que esse "alguém" somos nós? Sim, nós mesmos. Muitas vezes dizemos mas trabalho a semana inteira, não tenho tenho para nada... Observa tua vida se nesta agenda lotada, consegues abrir mão de alguma coisa em prol do próximo. 
Com certeza se conseguir abrir este espaço na sua vida, se sentirá muito mais feliz e realizado.
Dar de si mesmo e do nosso tempo aos outros nos faz sair do nosso "mundo de problemas". Desenvolvemos nossa humildade, respeito e aprendemos muito mais do que ensinamos ou doamos.
Busque uma causa que tenha afinidade e verá que se tornar voluntário é parte integral de você como ser humano.
Veja a notícia que foi publicada no Boas Notícias:
 http://boasnoticias.pt/noticias_Portugal-solid%C3%A1rio-tem-1,8-milh%C3%B5es-de-volunt%C3%A1rios_13703.html
 Imagem 2 desta postagem: retirada de http://www.docentenvoorafrika.nl/en/volunteerwork.html 

Nenhum comentário: