domingo, 30 de dezembro de 2012

Comece Hoje Seu Ano Novo

Imagem retirada de http://www.freedigitalphotos.net/images/agree-terms.php?id=10086147
Você já começou a fazer o seu balanço anual? Já está a finalizar o que projeta para 2013 ou simplesmente decidiu dar uma pausa para refletir, silenciar, estar consigo próprio para ver onde está nesse momento, onde pretende estar no próximo ano? Está a pensar nos seus sonhos, projetos, mudanças que você quer colocar em AÇÃO?
É importante lembrar que quando planeamos algo ou criamos nossas metas e objetivos, devemos estar abertos as mudanças de rota e ajustes que precisem ser feitos para chegar onde pretendemos. Perceber as surpresas da vida(que são muitas) e nos ajustarmos à elas e não desesperarmos ou desistirmos com o "primeiro vento" que nos balance. 
O poeta Mário Quintana tem um poema que gosto imenso, e que cabe bem ao Ano Novo intitulado:
Esperança
"Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança"
Quantas vezes em nossas vidas temos sonhos, projetos que estão na gaveta guardados a 7 chaves? Que sequer ousamos pensar, afinal, como seria possível fazer isto ou aquilo, com o emprego que se tem, com filhos pequenos, com a casa para pagar, sem dinheiro, sem isto ou aquilo...
Pode ser que seu sonho fosse mudar de vida, de profissão. Pode ser que você já não sinta mais aquela alegria em ir para aquele trabalho, está nele porque sabe que tem as obrigações familiares que me referi anteriormente. Mas falta a coragem de tomar uma ação. Você tem uma ideia do que gostaria de fazer, mas como mudar? Como ousar? E a família? E todo o mundo o que vão pensar? Pensa não tenho mais idade para me arriscar...Será? Daí algo maior acontece, a empresa fecha as portas(tão habitual nos tempos atuais) e vem o susto, o pânico, o choque. Só que num olhar mais profundo, pode-se encarar o que era desespero, como a alavanca para a mudança. Era o empurrãozinho que faltava.
A pessoa pode olhar para qualquer situação como "fim de linha", tragédia, fracasso ou oportunidade, como o novo, o que faltava, a escolha é sempre sua.
Lembro-me da história do João Ricardo Pedro, autor do livro "O Teu Rosto Será o Último" que venceu o prêmio LeYa de 2011, Engenheiro por formação, pai de dois filhos, ficou desempregado e aproveitou o período de desemprego para escrever o romance. Contou que nunca imaginou que seria distinguido com um prêmio, mas que tinha muita vontade de escrever um livro. Então podemos dizer que o desemprego o fez despoletar o sonho que tinha, ou se calhar, descobriu que tinha a veia de escritor no período do desemprego e agarrou-a, se lançou num concurso e foi bem sucedido. 
Ano Novo, Vida Nova
Sabemos que não é fácil romper com nossas crenças enraizadas,  só que se queremos mesmo mudar o que nos incomoda, não podemos seguir o curso de nossas vidas fazendo tudo igual e querendo respostas diferentes. 
O que te motiva a ter um novo ano, a fazer novas escolhas?
Quais os seus sonhos? 
O que quer colocar em prática na sua vida?
O que você quer de facto? 
Em que você acredita? 
Enquanto essas perguntas não forem respondidas por você mesmo, nada que venha de fora poderá responder por você.
Quando descobrimos essas respostas, encontramos sentido para nossa vida e como disse o psiquiatra austríaco Viktor Frankl, sobrevivente dos campos de concentração nazi,  autor do livro O Homem em Busca de Sentido, nos diz que alguém que tenha um PORQUE, pode enfrentar qualquer COMO
Busque novas oportunidades, aceite as mudanças, se mobilize pelos teus sonhos e ideais. Não se prenda ao "tem que ser assim" pois não tem. Seja flexível, utilize sua resiliência quanto aos acontecimentos. Seja dinâmico, busque a mudança, se renove sempre. 
Veja-se humano, contribua para o bem estar do próximo, você vai descobrir que a vida pode ser muito diferente. Doe-se mais. Surpreenda-se. Ouça seu coração e não espere mais para amanhã, o ano novo está dentro de você, hoje, agora. Basta que você queira.
Deixo aqui à você meu desejo intenso de muita saúde, paz, sonhos, conquistas, trabalho, vontade de mudar, coragem, amor, gratidão, perseverança, empatia, resiliência, esperança, autoconfiança, felicidade, autoresponsabilização, prosperidade, alegria, reflexão, silêncio interior, compreensão, positividade, sorrisos e muita AÇÃO! 
O novo ano já começou. Bora mudar, depende só de VOCÊ!
Feliz Ano Novo! Feliz Vida Nova!


Nenhum comentário: