sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dica de livro: Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas

Mais um daqueles assuntos que se repetem aqui no blog. Sim eu já falei sobre o tema reclamação mais de uma vez aqui. Como é um assunto que sempre dá o que falar e já fui membro do Clube dos Reclamões, sim aqueles chatos para quem nada está bom, faço questão de falar sobre o tema. 
Passei e passo por um período de me dar conta desse comportamento doentio e hoje estou começando a viver os primeiros tempos sem reclamar paulatinamente de tudo e procurando  aceitar a vida de forma mais serena, leve, com mais confiança. Não pensem que é tarefa fácil, é óbvio que não mesmo, não vou mentir e dizer que eu consigo a 100%. Claro que estou muito longe disso, mas há um grande esforço da minha parte. O que percebo hoje é que estou mais consciente e quando algo não sai do meu jeito, eu paro, analiso bem se vale a pena uma reclamação. Só nesse tempo de parar, já tomei pé que não merecia o desgaste. Então a gente fica mais feliz, contente, satisfeita, agradecida por tudo. 
E devemos nos perguntar, quando reclamamos de algo ou alguém ou alguma situação que para nós é motivo de reclamação, "o  que estou fazendo de verdade para mudar esta situação?  Responda com toda honestidade, fez uma mudança efetiva e continua tudo na mesma? Muitas vezes ao olharmos de verdade, com toda a honestidade possível, veremos  que não movemos uma palha, mas queremos a mudança. Como assim? Não fazemos nada diferente, sequer olhamos para isso(seja lá o que for) com honestidade. Já buscou ajuda? Não e acha que as coisas se resolverão por si próprias?É sinto em afirmar que não vão mudar, não existe solução mágica. Tudo demanda que façamos nossa parte com empenho, força, coragem e muita, mas muita vontade.
É não tem jeito depende mesmo de nos mobilizarmos para mudar o que vemos que não está bem em nós, numa situação que nos desagrada, que é motivo de reclamação. 
Se não gosta do que a vida está a te oferecer, muda, toma as rédeas, para de reclamar.
 "A vida é um eco, se você não está gostando do que está recebendo, observa o que está emitindo".
Pesquisando sobre o tema, Reclamação me deparei com este livro, tão singelo, mas tão importante a retratar o tema.
Livro Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas, de Will Bowen
A proposta do livro é que passemos 21 dias sem reclamar e sem falar mal de ninguém.
Isso mesmo.Você seria capaz de passar um dia inteiro sem reclamar? Parece difícil? Então imagine ficar 21 dias sem se queixar de absolutamente nada nem de ninguém.
"Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas foi escrito para mostrar que a vida pode ser muito melhor se mudarmos de atitude e pararmos de enxergar apenas o que há de errado. 
A reclamação é um hábito destrutivo que nos envenena e nos afasta da alegria e da auto-realização. Estamos tão acostumados a falar mal das pessoas e a reclamar do mundo que não percebemos o efeito que isso tem em nossas vidas. 
Quando nos conscientizamos de nossos pensamentos e palavras, podemos afastar a mente da negatividade e adotar uma postura positiva que abre caminho para a felicidade e o bem-estar. 
Com ótimas histórias reais e exemplos inspiradores, Will Bowen apresenta um método simples e eficaz para facilitar esse processo: devemos escolher um objeto e mudá-lo de posição toda vez que fizermos uma crítica ou uma queixa. 
Esse método, que já ajudou milhões de pessoas em vários países a investir nas coisas boas da vida, agora poderá ser usado também por você".


Nenhum comentário: