sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Venha Participar Corpo Europeu de Voluntários


IMPORTANTE notícia para quem tem interesse em se tornar voluntário na Europa. 

Corpo Europeu de Voluntários
A União Europeia está a desenvolver um programa que tem por objetivo assegurar a formação de voluntários interessados em trabalhar em projetos de ajuda humanitária em todo o mundo.
Em 19 de setembro, a Comissão Europeia divulgou um plano que tem por objetivo desenvolver um programa global que visa permitir que cerca de 10 000 europeus possam voluntariar-se a participar em operações humanitárias no período compreendido entre 2014 e 2020.
Através da criação do Corpo Europeu de Voluntário, a Comissão Europeia propõe uma forma de os europeus poderem ajudar onde as necessidades são mais prementes. Se for para a frente, o programa proporcionará formação prática, definirá as normas de gestão dos voluntários e ajudará a pôr estes últimos em contacto com as organizações humanitárias relevantes.

Caso esta iniciativa se concretize, o contributo de voluntários com uma formação adequada reforçará o impacto da ajuda humanitária e, juntamente com a definição de normas europeias para ajudar a gerir os voluntários, será criado um mecanismo de certificação, reconhecido pelas organizações no domínio da ajuda humanitária.
Quem poderá participar?
Segundo o plano apresentado, os voluntários deverão ter mais de 18 anos e ser cidadãos ou residentes de longo prazo na UE ou noutros países europeus que participem nesta iniciativa. Além disso, está previsto que os voluntários poderão ser pessoas interessadas em adquirir experiência no setor humanitário, especialistas num dado domínio ou trabalhadores reformados com qualificações específicas. A sua formação e destacamento dependerão do seu grau de experiência.
Está prevista ainda a possibilidade de existirem voluntários a exercer o seu serviço online, isto é, pessoas que poderão apoiar o trabalho dos voluntários no terreno através do desempenho de tarefas a partir de casa, por intermédio de um computador.
Para maiores informações aceder o site do Eurocid: 
http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=7484&p_est_id=15076
Fonte: Esta notícia retirada na íntegra do site Eurocid



Nenhum comentário: