terça-feira, 15 de maio de 2012

Currículo - Cuidado Mentiras Podem Destruir Sua Carreira

Falar sobre a elaboração do currículo, auxiliar os candidatos com suas dúvidas de como preparar um currículo ideal fazem parte do meu trabalho como Consultora de Recursos Humanos. 
É importante frisar  que dar destaque as suas qualidades, habilidades e competências não significa inventar que fez algo que não fez seja um curso xpto ou exerceu uma função fictícia. Tudo para incrementar e chamar a atenção do selecionador. Não caia nisso, é perigoso e mortal para sua carreira. 
Se quem está a fazer a seleção do currículo tiver experiência e um detector de mentiras afiado, poderá colocá-lo em uma situação terrível e caso não aconteça nada e você for "bem sucedido" com o que contou, poderá ser desmascarado com o passar dos meses e até anos depois, num lindo dia de sol, onde a pessoa que mentiu nem "lembrava" mais do assunto ou achou que ninguém se lembraria mais. Ledo engano, a verdade vem à tona. 
Minha motivação em escrever sobre esse tema mais uma vez aqui no blog foi ter lido que o CEO da Yahoo foi demitido do cargo por possível mentira no currículo. Segundo informações ele que dizia ter feito a faculdade de Ciência da Computação e na realidade tinha concluído apenas Contabilidade.
Quando entrevistando candidatos a uma vaga de emprego, fico atenta ao que a pessoa escreveu no currículo,  mas não só isso, pois é claro que isto pode ofuscar. Se o selecionador não fizer uma entrevista por competências e investigar, pedir exemplos algo no estilo conte-me mais sobre esse tema, conte-me em que ano foi isso (para ver a veracidade dos factos) não observar, olhar, ouvir atentamente e sentir o candidato, pode estar comprando "gato por lebre"(ditado muito comum no Brasil). A pessoa que está na sua frente para ser entrevistada está em sua grande maioria tensa, nervosa, preocupada em ter uma boa performance, só que isto não é suficiente para esquecer de falar a verdade.
Nos inúmeros processos seletivos que já fiz peguei inúmeras mentiras, algumas grandes como um candidato a gerente de marketing que dizia que tinha um MBA feito na Inglaterra, quando na verdade tinha feito um curso de extensão de 3 dias aproveitando que estava de passagem por aquele país, outra que dizia que falava inglês com fluência mas na hora da prova oral, confessou que não tinha, uma que dizia ser formada em Psicologia mas não apresentava o diploma, um que dizia que estava desempregado mas na realidade trabalhava há anos numa empresa, seu eu forçar a memória vou lembrar de tantos que dava para escrever um livro.
Façamos agora uma análise profunda será que seu currículo tem algumas "mentirinhas" supostamente inofensivas? Volto a dizer MUITO CUIDADO pois pode terminar muito mal.
Veja os links de algumas notícias sobre a demissão do CEO da Yahoo.


http://info.abril.com.br/noticias/mercado/yahoo-anuncia-saida-de-ceo-apos-fraude-em-curriculo-13052012-8.shl


http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2012/05/ceo-do-yahoo-pode-ser-demitido-por-erro-no-curriculo.html

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=556627


Nenhum comentário: