terça-feira, 29 de maio de 2012

Como Elaborar Um Currículo Criativo


Recebo inúmeros pedidos de pessoas interessadas em elaborar um currículo que chame a atenção do selecionador/entrevistador/RH de uma uma empresa. Procuro escrever sobre este tema tão relevante que pode ser um divisor na busca de uma recolocação profissional. 
Em termos de modelo já dei dicas gerais aqui no blog. É parte do meu trabalho orientar pessoas a construírem um currículo personalizado. 
Dou algumas sugestões para clientes daqui de Portugal e do Brasil de como deve ser um currículo mais adequado as diversas realidades, pois varia um bocadinho a disposição da forma(se deve ter foto ou quando não, como falar da sua experiência profissional, como valorizar o que tem de melhor, entre outras dicas).
Aqui em Portugal durante muito tempo usou-se apenas o modelo Europass(que é adotado em outros países da Europa também), hoje essa realidade mudou(ainda bem!). Se a pessoa tiver muitos anos de experiência o Europass, se tornará longo (e ouso dizer até enfadonho), 7, 8 páginas. Já estamos orientamos as pessoas a adotarem um modelo de currículo enxuto, que diga o que é necessário de modo objetivo, valorizando suas competências e chamando a atenção de quem o lê. No Brasil se o currículo tiver mais que duas páginas é considerado grande. Claro que se a pessoa tiver uma experiência relevante não importa que tenha 3 páginas, a questão é procurar ser o mais objetivo e sucinto, tanto cá, quanto lá.
E como sair do lugar comum? É possível usar a criatividade para elaborar um currículo e chamar a atenção do selecionador. Apresento aqui o exemplo de Orlando Andrade, um jovem português licenciado em Publicidade que decidiu fazer um vídeo bastante criativo onde a ideia era "vender seu peixe" e acabou por partilhar o vídeo nas redes sociais que chamaram a atenção de  uma empresa de software em Coimbra onde foi contratado. 
Chamar a atenção do selecionador com um vídeo currículo é mais uma estratégia para quem busca uma vaga de trabalho. 
Assista o vídeo, se inspire e desde já MUITO SUCESSO!

Nenhum comentário: